As conjuntivites são inflamações comuns, caracterizadas por vermelhidão, coceira, secreções oculares ( do olho afetado ) e sensação de areia nos olhos, podendo ou não vir acompanhada de dor no olho. Se houver dor, é indicativo de comprometimento da córnea, necessitando de maior acompanhamento médico, devido à maior gravidade do quadro.
As conjuntivites podem ser virais, bacterianas ou alérgicas. As virais são comuns e extremamente contagiosas, durando cerca de dez dias.
O Adenovírus é o agente viral agressor mais comum. Nas bacterianas, a duração é maior, podendo comprometer as pálpebras e glândulas lacrimais.
Conjuntivites alérgicas acompanham quadros de rinite, espirros, aumento do lacrimejamento. congestão nasal, etc. Elas são causadas por processos alérgicos e, portanto, não são contagiosas, podendo ocorrer devido à poeira, ao grão de pólen, à fumaça, aos mofos presentes no ambiente ou devido às de insetos.
SUGESTÕES E ORIENTAÇÕES NATURAIS
FRUTAS
MAÇÃ - Ralar a maçã na parte mais fina do ralador e coar em um pano limpo. Aplicar 2 gotas do suco obtido nos olhos, em forma de colírio, 2 vezes ao dia. Fazer cataplasma local com a polpa da maçã, 3 vezes ao dia.
LIMÃO - Pingar 1 gota de limão nos olhos, em forma de colírio, 1 vez ao dia. ( Obs: Esse procedimento arde muito os olhos por um momento, mas é excelente para tirar a infecção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário