A alimentação rica em gorduras saturadas, o sedentarismo, os genéticos e o estresse contribuem para a deposição de colesterol nas artérias que irrigam o coração ( coronárias ), ocluindo a passagem sanguínea de forma progressiva. A oclusão de pouco mais que 75% da luz das artérias coronárias gera dor torácica do tipo " aperto " ou " sufocamento " a cada grande esforço realizado pelo indivíduo.
Essa dor decorre da falta momentânea de oxigênio para o coração, gerando metabólitos celulares e ativação de fibras nervosas.
Esse sintoma logo passa com o repouso, durando entre quinze segundos e quinze minutos e, por isso, é denominada angina estável ( mais comum ). A angina instável é a evolução do quadro clínico anterior, com uma oclusão de mais de 90% da luz da artéria coronária, gerando uma dor que ultrapassa vinte minutos de duração. Essa última não melhora durante repouso, precipitando o infarto agudo do miocárdio ( morte de parte do músculo cardíaco ), e é por isso chamada de angina pré-infarto.
SUGESTÕES E ORIENTAÇÕES NATURAIS
BERINJELA - Picar 2 berinjela e deixar de molho em 1 litro de água por 6 horas. Tomar 1 litro por dia, adicionando 1/2 limão a cada copo, durante 15 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário